quinta-feira, 29 de outubro de 2015

2016 - o Dia, o Tema e o Poema! Ronaldo Rhusso



Levando adiante a ideia do poeta, músico, compositor, ator e escritor Mané do Café e da atriz, poeta e escritora Eliana Castela que criaram a FOLHINHA POÉTICA, Ronaldo Rhusso, homenageado para o ano de 2016 escreveu um compêndio contando mais de 400 poemas! A cada dia buscou dissertar poeticamente acerca de algum fato marcante da História Universal. Para tanto valeu-se do expediente de utilizar dezenas de Modalidades Poéticas diferentes, aproveitando para dar dicas acerca do Metro no Poema, Estrofação, Versificação, uso de Figuras de Linguagem e muito mais! Já havia realizado algo parecido com a escritora campinense Nilza Azzi, mas não levou o projeto adiante. Dessa vez lhes apresenta: 2016 o Dia, o Tema e o Poema...

Número de páginas: 443 

Edição: 1(2015) 

Formato: A5 148x210 

Coloração: Preto e branco 

Acabamento: Brochura c/ orelha 

Tipo de papel: Offset 75g


http://clubedeautores.com.br/book/196227--SAGRADO_CORACAO_DE_POETA#.VjI_5vmrTIUClique aqui para ler algumas páginas do livro:

Mexendo com Vampiros e Zumbis...



O Brasil é mesmo o país da carona! Quer tirar a dúvida? Abra um negócio qualquer que obtenha sucesso e em seis meses terá uns 10 concorrentes! Falta criatividade! Talvez  seja preguiça de pensar, não sei...

De cada 10 títulos publicados a metade ou mais trata do assunto vampiro, zumbi ou similares...
E o pior é que há público para essa enxurrada de banalidade!

Mas de vampiros os brasileiros entendem, pois colocam centenas deles em Brasília de quatro em quatro anos e, quais zumbis, ainda os defendem, enquanto sugam o sangue da nação, dos cofres públicos, da merenda escolar, das empresas públicas... Vampiros especializados em estupro financeiro!

E os zumbis estão ocupados demais vendo TV, jogando games de zumbis e vampiros fictícios, indo para os templos bater palmas para pastores vampiros!

Sugar sangue das pessoas deixou de ser coisa ruim! E ainda dizem que o mundo está evoluindo!

Na internet dá para ler milhares de depoimentos de jovens que gostariam de ser vampiros e têm em seus quartos pôsteres de filmes de péssima qualidade como a tal saga crepúsculo!

Não estudam, não buscam conhecimento acerca do que, realmente, está acontecendo com o mundo... São só zumbis que mais tarde terão a responsabilidade de cuidar dessa nação gigantesca e já dá para ter uma prévia do que farão com ela...

Onde estão os novos Mário Palmério e José Lins do Rego que escreviam acerca do Brasil? Acerca da realidade! Contavam a história da evolução da nação brasileira...

O Brasil está vampirizado por essa galera que não se enxerga nem se valoriza!

E o sangue escorre dos próprios bolsos de quem paga para as editoras caça níqueis só para ter exemplares que irão empoeirar nas prateleiras dos parentes, amigos e quem mais receber um exemplar de presente...

E antes que eu esqueça: Halloween é o cacete!


Ronaldo Rhusso

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Mexendo Com Professor Inesquecível…



Lembro bem o dia em que ele entrou na sala de aulas… Franzino, sorridente, um pouco tímido…
“ – Boa noite, turma! Sou o substituto do professor de OSPB e meu nome é Galdino. Ficaremos juntos até o final desse ano. Tudo bem com vocês”?

Era homossexual! Nos idos de 1982 era praticamente uma blasfêmia! A voz denunciou-o e a Turma ficou entreolhando-se com vontade de sorrir…
Não aguentamos! Demos boas gargalhadas e ele ficou ali, com o mesmo sorriso, mas olhando como que incrédulo para nós; como quem queria saber o motivo da graça para sorrir junto conosco…

Então fomos ficando sem graça e baixamos nossas cabeças ante a dignidade daquele jovem mestre!

A partir da terceira aula dele ninguém faltava e todos aguardavam ansiosos para beber de sua sabedoria!

O cara era demais! Falava acerca da Organização Política e Social do Brasil com uma maestria formidável! Ele dava exemplos, gesticulava com paixão, mas nunca alterou a sonoridade da voz! E nós ficávamos em silêncio ouvindo aquele homem passar para nós tanta riqueza! Tanto conhecimento…

O Galdino era o cara! Ele nos estimulava a pensar! Em suas provas, com exceção do conteúdo obrigatório, ele fazia questão de nossas opiniões!
A aula acabava e a gente saía atrás dele perguntando, tentando obter mais do seu farto conhecimento…
Muitas vezes o seguíamos até as portas das outras salas de aulas ou até a sala dos professores!
Ele atendia todo mundo com muito carinho, respeito e amizade!
Pena que foram só nos dois primeiros anos do Ensino Médio…
Galdino apareceu na minha vida quando eu tinha 13 anos e eu nunca mais o esqueci!
Em 2010, 28 anos depois, fui dar uma palestra numa Escola e lá estava o Galdino juntamente com outros professores, com as suas Turmas, para ouvir o que eu tinha para dizer…

É claro que ele não lembrava de mim, mas eu aproveitei a oportunidade para homenageá-lo. Contei como nós o havíamos recebido por causa da sua opção ou orientação sexual e como nos arrependemos depois!
Contei como ele foi importante para que eu me situasse como ser humano e pudesse estar ali como convidado para palestrar para aquelas centenas de meninos e meninas…
Percebi que ele ainda sofria com o preconceito, mas, dias depois, encontrei-o na rua e ele me agradeceu! Disse que após o dia em que estive na escola seus alunos e os outros alunos da escola mudaram de comportamento para com ele…
Galdino é uma espécie de herói para mim!
Não é que os outros professores não o sejam, mas o Galdino, como eu já disse, foi o Cara!
Vida longa aos professores, esses Missionários da Educação!
Vida longa ao Galdino!

Ronaldo Rhusso

http://www.arcaliteraria.com.br/mexendo-com-professor-inesquecivel/