sexta-feira, 13 de novembro de 2015

A VERDADE SOBRE A TRAGÉDIA DE MARIANA QUE NÃO FOI ACIDENTE!


Infelizmente, o BRASIL ainda não sabe o que está acontecendo em Minas Gerais…
Inicio mencionando que o senhor Rodrigo Júdice secretário do estado de Espírito Santo havia acabado de perdoar uma dívida referente a Multa de mais de 200 mil em setembro. A SAMARCO está devastando o sul do Espírito Santos e grande parte de Minas.
Leia esse relato:
Os veículos de “desinformação” continuam omitindo fatos e números importantes para maquiar e amenizar a tragédia!
Sugiro que aqueles que tem amigos virtuais em outras cidades, estados e países, informem melhor e alertem o Brasil de que são centenas de milhares de pessoas afetadas pelo fato. Toda a economia dos municípios está comprometida. As escolas suspenderam as aulas, a agricultura está comprometida, porque não tem chuva, o comercio já quase parou, pois não tem água, nem para os banheiros; bares e restaurantes estão adotando material descartável para servirem, mas não existem panelas descartáveis e essas precisam ser lavadas. A construção civil também foi afetada; não há água para o banho das pessoas. Hospitais e asilos, presídios e serviços essenciais estão sendo abastecidos por caminhões pipa, que precisam ir a outros municípios para se abastecerem de água,  o que está onerando os cofres públicos com o alto consumo de combustível – isso quando conseguem passar pelas estradas bloqueadas pela manifestação de caminhoneiros.

O Rio Doce, um dos MAIORES DO BRASIL, está morto! As populações, desde Mariana-MG até Linhares-ES (e depois no Oceano Atlântico) estão sofrendo as consequências do que talvez seja  a maior tragédia ambiental, ecológica, econômica, hídrica, já ocorrida no pais. E as consequências serão sentidas por muitas décadas. Somente em Governador Valadares são 260 mil pessoas afetadas. Alguém já imaginou uma cidade de 260 mil pessoas totalmente sem água? E o pior: a água está correndo no Rio Doce, mas completamente envenenada por arsênio, mercúrio e outros metais.

Todos – eu disse todos – os peixes morreram envenenados e já se pode sentir o “cheiro” a quilômetros de distância!
Esse é o quadro que o BRASIL precisa saber. Divulguem para que outras tragédias possam ser evitadas. Talvez a próxima seja a dos lixões, ou das enormes pastagens que avançam derrubando as florestas, ou quem sabe, as imensas lavouras de soja? Informem, manifestem a indignação pacífica, sem revolta ou violência. Chega de violência contra  povo brasileiro, menos ganância, é o que precisamos.

Com quatro usinas de pelotização construídas em Ubu, na divisa de Anchieta com Guarapari, a Samarco polui todo o sul capixaba. Além da contaminação da água, destrói o ambiente da região com os poluentes que lança no ar. Prejudicados, os moradores de Guarapari a Marataízes, Anchieta, Piúma, Itapemirim, Alfredo Chaves e Iconha.

A Samarco é uma empresa assassina da Vale e da anglo-australiana BHP Billiton, com 50 % das ações, cada. Atualmente, é alvo de inquérito no Ministério Público Federal (MPF-ES) e foi condenada recentemente a indenizar um morador de Anchieta por danos ao seu patrimônio.

Ronaldo Rhusso


Nenhum comentário: