quinta-feira, 6 de setembro de 2012

AOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS...


REFLEXÕES DE UM REFLEXO - HOMENAGEM


Tenho olhado no espelho
E esse moço me diz coisas!
Diz que os nomes que me dão
Não condizem com minh’alma.

Digo: “-Calma, bom amigo!
É comum à raça humana
Dar um rótulo ao complexo,
Criar “Nick” ou o que valha
Numa tola tentativa
De mostrar vã empatia”!

Era “inválido” outro dia
Quem nascia diferente
Ou por causa de acidente,
Ou sinistro intencional
Fosse bastante tolhido
De fazer o que é comum.

Mas “inválido” o que é
Senão algo sem valor?

“- Ah! Espelho, eu sei que valho,
Mas pra que discutir isso
Com pessoas renitentes
E que curtem trivial”?

Decidiram que mudar
Sanaria essa questão
E eu virei “deficiente”
Mesmo produzindo mais
Que os normais, tão descansados!

É sem graça essa piada,
Pois me sinto “eficiente”
Seja em verso, seja em prosa,
Seja amado com ternura;
Ensinando sobre a vida
E encantando uns corações!

“ – Deixa estar, querido espelho”!

Mas qual foi minha surpresa
Quando li “Pʹ ÊNE² ɳ”
Num polido Edital,
Dos que propalam Concursos!

Claro que sou curioso
E fui logo investigar
A razão das três letrinhas!

Descobri que, agora, sou
¹PORTADOR – mas ora essa! –
D’algumas ²NECESSIDADES
Tidas como ³ESPECIAIS!

“- Será isso alguma praga,
Ó espelho camarada”?

Será que mudei assim?

Se eles mudassem o mundo
Sem a muito divulgada
NOVA ORDEM MUNDIAL
E lembrassem que as escadas
Já são coisas do passado!
Rampa é muito mais saudável,
Mesmo para irmãos normais,
Desses que mui trabalharam
Para o bem dessas nações
E olhassem para nós
Sem a pena no olhar
E sem triste pré-conceito
Que é doença das mais graves...
Já seria um bom começo;
Prova da “evolução”
Disseminada em escolas.

Mas tem gente que “povoa
Altas árvores”, ainda,
E ao poeta sobre rodas,
“cadeirante” – outra maldade –
Resta derramar-se em tenra
Poesia e rir da vida!


Veja o vídeo:
 http://www.youtube.com/watch?v=4zfhc8Dolus


Nenhum comentário: