quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Paraty (a verdadeira)





COMECEMOS PELO “CENTRO HISTÓRICO” – As pedras que o delimitam vieram de Portugal em navios que, se viessem com pouca carga, costumavam a naufragar. As pedras os deixavam equilibrados mesmo sob temporais e outros causadores de ventos fortes e ondas perigosas!
Na volta eles levavam nosso ouro!
Para levar quantidades maiores construíam navios com porões maiores, traziam mais pedras e essas, porque não passava de entulho, passaram a serem utilizadas para “pavimentar ruas”, quintais e até algumas moradias...
Em Paraty os turistas acham tudo lindo! Não importa a vergonha da lembrança do estupro de nossas riquezas... O negócio é “fazer selfie” e mostrar nos sites de relacionamento que é “chique”!
Mas quem trabalha no tal “Centro Histórico”, e precisa caminhar ali diariamente, costuma ter problemas na coluna, já que as pedras parecem pequenas dunas rochosas, devido ao desalinho.
Se você é cadeirante ou tem outro tipo de dificuldade para caminhar só vai conhecer o “lindo” “Centro Histórico” de carro e, mesmo assim, nas poucas ruas onde é livre o tráfego! Assim, para os cadeirantes, só tiverem uma cadeira que flutua como a do “Professor Xavier”!

CRIMINALIDADE – Poucos sabem, mas, demograficamente, Paraty em 2015, era a segunda mais violenta do estado do Rio de Janeiro e só perdia – pasmem – para Macaé!
Sei que tem gente que não sabe ler e outros que não sabem o que é demograficamente. Por isso explico aos que sabem ler:  em se tratando de gráficos que registram fatos Paraty que tem menos de 40 mil habitantes registrou em 2015 uma taxa de crimes maior que a da Capital. Imagina que a Capital tenha 10 milhões de habitantes e ocorram num ano 30 mil crimes, então os cálculos dizem que houve 1 crime entre 333 habitantes. Como em Paraty o número de ocorrências passou de 500 os cálculos dizem que houve 1 crime entre 80 habitantes (não usei “para cada habitante” a fim de não pensarem que esse seria o número de criminosos, embora, se levarmos em conta a prática de preços abusivos e sonegação fiscal aí o negócio ficaria ainda mais grave).

SERVIÇOS DE TELEFONIA, LUZ (ENERGIA ELÉTRICA), COMBUSTÍVEIS, INTERNET –

Em Paraty o preço da gasolina custa em média R$ 4, 30 (quatro reais e trinta centavos) e sabemos que há a prática de CARTEL porque Ubatuba, que fica há 50 quilômetros de distância, pratica preços até 30% mais baratos! Como pode ser isso? Apenas 50 quilômetros de distância e a gente paga até R$ 1, 29 (um real e vinte e nove centavos) mais caro por litro de combustível!!!! E esse preço pode ser notado em toda a chamada COSTA VERDE, ou seja, de MANGARATIBA a PARATY. Ladrões organizados em grupo (CARTEL).
A luz elétrica é cara, mas por mim tudo bem, pois não consigo sobreviver sem ela em Paraty, mas se não tiver gerador se lasca! Falta luz quase todos os dias e se faltasse de uma vez, já seria horrível, mas parece que tem um desgraçado da AMPLA que fica ligando e desligando até mais de dez vezes seguida! Aqui os eletrodomésticos duram até 50% menos que em outros lugares com problemas parecidos!
Os bilionários que vêm passar uns dias são precedidos por caminhões enormes que trazem geradores enormes! Mas não ligam logo os geradores! Primeiro sobrecarregam a rede e quando tudo desaba eles ligam os geradores e a ralé que se exploda!
Ah! Alguns são donos dos serviços de telefonia e internet! Representantes das empresas que nos estupram nessa área, para melhor dizer! Então quem é imbecil o suficiente para vir a um lugar onde existe um dos biomas mais lindos e ricos do planeta e que falar ao celular ou ficar fazendo selfie, ou jogando ou sei lá mais o que essa gente faz ao celular em vez de respirar, aproveitar a enorme quantidade de Praias e Cachoeiras, eu dizia quem é imbecil a esse ponto não venha! Se for de São Paulo vá para a Represa Billings; se for de Minas vá para o “Rio Doce”; se for do Rio... Se for do Rio e funkeiro vá para a p#$&((&$ que o pariu!
Há um Projeto do Governo Federal que visa liberar sinal de internet via WiFi para todos. Paraty foi uma das escolhidas para teste, mas a CLARO/EMBRATEL embargou na Justiça vendida desse país! Desde que foram privatizadas, essas empresas, só fornecem serviço gratuito e de qualidade pra rico! Copacabana, Ipanema, Leblon... Lá o pobre pode servir-se dos restos de quem pode pagar, mas tem de graça! A OI  e a EMBRATEL pertencem à mesma holding estrangeira, portanto  eles não querem que tenhamos um bom serviço nos bairros próximos ao CONDOMÍNIO LARANJEIRAS porque querem mesmo é tirar todo mundo daqui! Em Trindade derrubaram quiosques e desempregaram centenas! A desculpa é “proteger a natureza”! Se é verdade porque não derrubam as mansões de até 100 milhões que para serem construídas tiveram que acabar com o habitat de milhões de seres que habitavam lá antes?

SAÚDE – Estranhamente nesse quesito Paraty não anda às mil maravilhas (aliás não tem maravilha alguma), mas consegue atender necessidades básicas e um pouco mais!
A piada fica por conta do Prefeito anterior que gastou um bilhão de reais para fazer um galpão no Mangue e chamar de hospital! O IBAMA  barrou, as propinas e outros tipos de roubos não foram devolvidos e danem-se as pessoas que precisavam daquele investimento Federal!
Aí dizem que esse Governo Federal não prioriza a saúde... Vá ao site transparência que foi criado nos últimos anos para prestar contas do dinheiro gasto e veja a quantia que vai para a sua cidade! Veja se o seu Prefeito e o seu Governador utiliza bem e se presta contas para você!
Eu sei que você não vai ver. Está muito ocupado curtindo as fotos e o besteirol dos seus “amigos” virtuais e compartilhando mentiras sem examinar nada!

Tenho que mencionar o SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DA CIDADE (URBANA). Para ser direto constatei que a EMERGÊNCIA do arremedo de hospital que tem uns cem anos de construído esvaziou. Sim! Gastava-se muito dinheiro e tempo tratando de doenças provenientes da água de péssima qualidade, mas o Prefeito atual fez um golaço nessa área! Recentemente inaugurou uma UPA, TAMBÉM! Muito interessante para uma só gestão!
EDUCAÇÃO – Sei pouco a respeito e o que sei mostra a reforma de dezenas de escolas e distribuição gratuita de uniforme para os alunos, além da melhora visível na merenda escolar feita pela gestão atual.

Essa é a verdadeira Paraty! A que vocês veem na FLIP é montada dias antes do Evento e desmontada dias depois!

Ronaldo Rhusso




Nenhum comentário: