sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Enganaram-te... (Alexandrino)



Acima Versos Alexandrinos. Doze sons poéticos com tônicas obrigatórias nas 6as e 12as. O Alexandrino é a junção de dois hemistíquios de seis sons perfeitos. Ex: Men/ti/ram/pa/ra/ti...
 

E/vis/te/nis/to- o/tu/do... O primeiro hemistíquio (mentiram para ti) é bem simples e deixa uma ideia completa. Já no segundo há uma Elisão (supressão ou junção de letras) em “to-o” formando uma só sílaba (você percebe melhor a Elisão ao recitar). Repare que a última tônica (tu) está sublinhada, de modo que a sílaba “do” torna-se muda na contagem silábica, embora seja pronunciada. Assim temos doze sons ou sílabas poéticas e dois hemistíquios de sentido completo. Mais tarde iremos mais fundo na beleza da métrica ou musicalidade do poema. 


Nesse dia 5 de fevereiro você que não sabia pôde ver as particularidades da contagem silábica e da musicalidade poética produzida pelas tônicas. 

Num 5 de fevereiro tive o desprazer de ver um amigo querido morrer após cheirar cocaína e fumá-la com cigarro (a tal da banana boat)... Flórida!

Nenhum comentário: