terça-feira, 26 de abril de 2016

APOSIOPESE ( ANGRA DAS USINAS )




Acima um Indriso na formação 3/1/1/3, uma de suas variações. Versos Decassílabos heroicos não rimados.

Figura de Estilo ou de Retórica utilizada, a APOSIOPESE, do Grego, aposiopeses = silêncio súbito, consiste na suspensão de um pensamento já iniciado, por meio de um corte repentino ao perceber que vai adiantar raciocínios, surpresas, ou quando pretende dar ênfase as suas palavras, ou ainda quando se dá conta que vai dizer mais do que deseja. É o uso das reticências.

Em 26 de abril de 1986, o reator número quatro do complexo nuclear de Chernobyl, na Ucrânia (URSS), explode. A nuvem radioativa afetou países vizinhos, provocou 31 mortes no primeiro dia, contaminou 10 mil quilômetros quadrados e atingiu com as radiações 600 mil pessoas.

Se houver um pequenino vazamento em uma das usinas de Angra dos Reis não haverá para onde fugir, pois a única rodovia, a BR 101, é estreita demais, cheia de curvas e na região só da acesso ao Rio, a Santos e a Barra Mansa. Um pequeno contratempo no trânsito e já era... Serei um dos que irão para o saco preto. Já pensou que chique? "O Ronaldo morreu de que"? "Acidente nuclear"!!! Tem gente que morre de caganeira...

Nenhum comentário: