quinta-feira, 2 de julho de 2015

Desvelando o preconceito racial dos Apóstolos...

Um homem nobre entre os nobres, da Corte Romana, na antiga Cesaréia encontra-se em um momento de devoção. Sobrevém-lhe um êxtase e, numa Visão, aparece-lhe claramente um Emissário do Grande Rei1!

Como isso poderia acontecer? Logo para um “incircunciso impuro"? Quem era ele para receber a honra de tão maravilhosa visita? Não era ele um dos opressores dos “santos”, dos "escolhidos"?

E o Emissário Real lhe diz que sua busca pela Boa Notícia era reconhecida pelo Grande Rei e orientou-lhe a buscar certo homem que fora agraciado pela companhia do Filho do Grande Rei e que, inclusive, andara com Ele por mais de 3 anos. Ele estava em Jope.

Abro parêntesis para fazer um paralelo com outra história ocorrida cerca de 790 anos antes dessa "aparição". Também saiu de Jope um “escolhido” que decidiu não obedecer ao Grande Rei, o qual o mandara anunciar a Boa Notícia para os opressores da sua época! O opressor é “sempre imundo”! É opressor. Não faz parte dos “escolhidos”, portanto, aparentemente, não são dignos da Boa Notícia! E o “escolhido” tentou fugir de navio sem cumprir o mandado do Grande Rei. Mas deixo o restante dessa história para outra ocasião.

Dessa vez o “opressor” deveria, novamente, ouvir a Boa Notícia, porém precisava ir chamar o arauto. O problema é que o arauto era um dos maiores procurados da época! Como convencê-lo a ir dar a Boa Notícia a quem tinha poder para fazer cessar sua existência de arauto?

Mas o Grande Rei usa de expedientes não usuais e já tem tudo preparado para que Sua Boa Notícia seja levada por todo o Reino...

Bem na hora em que o arauto estava com fome, lá em Jope, o Grande Rei aproveita o momento em que ele, o arauto, gastava um tempo agradecendo pelo alimento que iria receber e lhe mostra, o Grande Rei, uma visão com um recipiente vindo do alto com “toda sorte de animais da terra e aves do céu”. Dá-lhe a ordem para matar e comer, mas o arauto se recusa veementemente, pois, segundo ele, jamais havia comido coisa comum ou impura!

Não importava a fome! Comum e imundo não era com ele e por 3 vezes recusou obedecer!

Esse arauto era problemático! Por 3 vezes negara conhecer o Filho do Grande Rei! Por 3 vezes o Filho do Grande Rei havia lhe pedido para cuidar de dar a Boa Notícia aos que dela necessitassem e agora por 3 vezes recusa obedecer uma simples ordem...

Será que ele,o arauto, lembrou as Palavras do Filho do Grande Rei quando Esse disse “a minha comida consiste em fazer a vontade do meu Pai que Me enviou e realizar a Sua Obra2”?  

Era do que tratava aquela visão: A Obra! Levar a Boa Notícia, pois havia gente necessitando e até ansiando por ela!

Que comida, o que? “a minha comida consiste em fazer a vontade do meu Pai que Me enviou e realizar a Sua Obra2”.

Enfim, o arauto, ainda confuso, saiu daquele momento de Visão e continuava sem entendê-la...

Ocorre que os enviados da parte do “impuro”, do “incircunciso” que vieram de Cesaréia chegaram nesse momento de dúvida por parte do arauto e perguntaram por ele!

Agora o arauto se vê numa situação ainda mais complicada porque aqueles opressores que lhe desejavam o fim da existência estavam lá fora chamando por ele. Como souberam onde ele estava?

Mas o Grande Rei lhe diz claramente: “-Vai com eles sem nada duvidar porque Eu os enviei”! Tóin!

Fazer o que? A decisão sábia é ir adiante...
No dia seguinte lá se foi o arauto levar a Boa Notícia!

Ao encontrar o “imundo”, “comum”, “incircunciso” que reunira bastante gente sedenta pela Boa Notícia foi logo dizendo: “Vocês sabem que não é lícito para um ‘escolhido’ achegar-se ou mesmo juntar-se com um 'imundo' de outra raça, mas Quem me enviou mostrou-me em visão que eu não devo chamar homem algum de comum e imundo3” e, mais adiante disse: “agora compreendo que o Grande Rei não faz acepção de pessoas4”!

A Boa Notícia foi anunciada ali também e um dia chegou até nós, antes, estrangeiros “comuns” e “imundos”, mas resgatados dessa condição pelo Filho do Grande Rei.

E a história não termina, pois ele, o arauto, precisou se justificar por ter levado as Boa Notícia àquelas pessoas...

Como vai o seu preconceito racial? Está se alimentando bem? Estará você preconcebendo até a Boa Notícia? O Filho do Grande Rei está de olho! Watch out!

Pequeno apêndice:
1 Atos Capítulo 10 deve ser lido para que haja compreensão completa dessa narrativa, pois utilizar um trechinho isolado deforma a Boa Notícia. Os capítulos 11 e 15 demonstram que ainda havia “escolhidos” criando caso por causa daquele que recebeu a maravilhosa visita do Emissário...
2 Fala do Filho do Grande Rei em conversação com outra “imunda” e “impura” na beira de um poço.
3 e 4 Revelada a visão do arauto.

Ronaldo Rhusso
01/07/2015 15:00h

Nenhum comentário: