segunda-feira, 13 de julho de 2015

Catacrese...


13 de julho de 2015 às 03:26

Só dois dedos de prosa, meu amor,
e o enredo de dores que há em mim
vai fazer-te rever-me assim e assim,
qual quem via-me envolto em denso ardor.


Só dois goles do meu vil dissabor
far-te-á desejar-me e ter, enfim,
minha espada em teu veio de carmim,
qual abelha a buscar pólen na flor...


Só dois pingos e meio de paciência
mostrará para ti quanto te quero
e por que tanto tempo eu te espero...


Só um tanto e outro tanto de anuência
e virás com teu gosto de clemência
ame dar louco trato que venero...


Catacrese é a figura de linguagem que consiste na utilização de uma palavra ouexpressão quenão descreve com exatidão o que se quer expressar, mas é adotada por não haveruma outra palavra apropriada - ou a palavra apropriada não ser de uso comum;são como gírias do dia-a-dia, expressões usadas para facilitar a comunicação.Estabelecem comparação às situações em que são atribuídas, qualidades de seresvivos, a seres inanimados. Exemplos comuns são: "os pés da mesa","marmelada debanana","vinagre de maçã","embarcar no avião", "cabeça do alfinete","braço de rio","dente de alho"etc. Consiste assim em uma metáfora deuso comum, deixando de ser considerada como tal. Consiste também em dar àpalavra uma significação que ela não tem, por falta de termo próprio,empregando-as fora do seu significado real. No entanto, devido ao uso contínuo,não mais se percebe que estão sendo usadas no sentido figurado.
(Na verdade, catacrese ocorre quando há a troca do nome verdadeiro de umobjeto ou ação por outro nome - Exemplo, trocar alça por asa da xícara. Issopode ocorrer pelo fato de não existir um nome apropriado)

1.   substantivo feminino
ling ret metáfora já absorvida no uso comum da língua, de emprego tãocorrente que não é mais tomada como tal, e que serve para suprir a falta de umapalavra específica que designe determinada coisa; (p.ex.: braços depoltrona; cair num logro; dentes do serrote;nariz doavião; pescoço de garrafa; virar um vaso de cabeça parabaixo etc.).

http://ronaldorhusso.blogspot.com.br/search?q=catacrese

Nenhum comentário: